Pages

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Projeto de Inclusão pela Arte






O Projeto de inclusão pela arte é dinamizado pela equipa de Educação Especial em articulação com os professores titulares de turma.
Pretende promover a atividade e a participação dos alunos da Unidade de Apoio Especializado, dos alunos com medidas adicionais e seletivas (em inclusão com as suas turmas de referência).
Utilizando a Arte como veículo, as atividades estruturadas e desenvolvidas de forma transversal ao
currículo, são promotoras do seu bem-estar, da sua socialização e da sua criatividade.
Este ano revisitámos a obra e a vida de alguns pintores e explorámos diversos materiais e técnicas. Crentes de que a" finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não é copiar a sua aparência" (Aristóteles).
Desta forma, os alunos da EB1 de Porto Salvo (cerca de 250 participantes) tiveram oportunidade de viajar pelo imaginário fantástico das formas, das cores e da expressão, ou seja, da essência do conhecimento e da sensibilidade estética.
Na semana de 15 a 19 de maio, a exposição "Inclusão pela Arte" esteve integrada numa das estações do peddy-paper realizado na semana da família (projeto de escola), desta forma, a equipa de Educação Especial de Porto Salvo recebeu cerca de 500 famílias com este cartão de "boas-vindas".

As docentes Susana Rosa, Isabel Pina Salgado, Carla pina Cabral e Sandra Silva.










Carnaval

 A Comemoração do Carnaval integra os alunos da UAE de Porto Salvo numa das atividades de Escola, é um momento de plena socialização e alegria.







Dia da Pessoa com deficiência



 

Em Dezembro de 2022, na escola de Porto Salvo, a comemoração do Dia do Cidadão com deficiência (3 de Dezembro) aconteceu durante uma semana com um conjunto de atividades que pretenderam sensibilizar a comunidade para a aceitação da diferença, a saber:

Partilha de curtas metragens com o departamento do 1º ciclo e Pré-Escolar, dando liberdade de escolha aos docentes/Educadores, em função das necessidades e interesses do grupo/ turma. Em seguida, uma reflexão sobre a temática.

Participação dos alunos no inquérito “O que desperta em ti a pessoa com deficiência?”, em que cada criança colocou uma ficha na bolsa correspondente ao sentimento/emoção que sente face às deficiências, a análise do seu resultado (afixado na escola, o que 
resultou numa auto reflexão sobre o assunto.

Circuito no ginásio em articulação com os PTT e o docente de Educação Física, permitiu uma abordagem prática e sensorial.

As docentes de educação especial Carla Pina Cabral, Isabel Pina Salgado, Sandra Silva e Susana Rosa.