Pages

domingo, 15 de dezembro de 2019

Turma de Porto Salvo ganha 1° Lugar no Concurso Giotto és Tu

A turma do 4° C da Escola de Porto Salvo foi congratulada com o 1° Lugar ( escalão 1° Ciclo) no Concurso Giotto és Tu 2019. O qual foi desenvolvido no âmbito do projeto de Educação pela Arte do Grupo de Educação Especial (em Parceria com a Professora Titular de turma).
 A obra aborda a temática da diversidade étnica (para facilitar a integração de um aluno recém chegada à turma), nasceu da leitura do livro " O menino de todas as cores" e resultou de um projeto com várias fases (exploração sensorial com texturas e cheiros, pesquisa sobre a obra de Picasso e pintura sobre tela).
O resultado foi um retrato coletivo de abordagem cubista.

Boa! Muitos Parabéns!

https://giottoestu.pt/vencedores-giotto-es-tu-2019/

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência ( 3 de Dezembro), o grupo de Educação Especial da Escola EB1/JI de Porto Salvo está a dinamizar sessões de sensibilização com todas as turmas do 1º ciclo e do Pré-escolar, nas quais, os alunos são convidados a experimentar colocarem-se no lugar do outro, neste caso, da pessoa com deficiência sensorial ou motora. Nestes momentos de partilha, os alunos pintam com a boca e jogam goalball, ao mesmo tempo, que refletem sobre questões relacionadas com as barreiras e os facilitadores que influenciam a  inclusão da Pessoa com Deficiência.










Cabaz de Natal com Arte

"Ninguém alguma vez escreveu, pintou, esculpiu, modelou, construiu ou inventou senão para sair do inferno". (Antonin Artaud)
A crença de que "A arte nos liberta do cansaço" e acrescenta poesia às nossas vivências, transparece na dedicação e alegria com que os nossos alunos se empenham nas atividades de teor artístico.

Aliando a tradição, a arte e a solidariedade, unimo-nos para participar no concurso de cabazes de natal organizado pela docente de Religião e Moral do nosso Agrupamento, o concurso visa premiar o cabaz mais criativo e ao mesmo tempo apoiar famílias carenciadas.
No CAA de Porto Salvo os alunos meteram mãos à obra: 
- 1° retiraram o molde de um cesto de verga,  reproduziram o cabaz em papel de jornal e pintaram o cesto;
- Depois, interpretaram uma obra de Botticelli e decoraram o cabaz;
-Pintaram rostos à Picasso e escreveram poemas de Natal;
- Os Encarregados de Educação, as Profesoras e as Assistentes Operacionais ofereceram bens alimentares.
Depois de várias semanas de trabalho dedicado...o cabaz ficou concluído!
Boa sorte aos artistas e Votos de um Feliz Natal com Arte.